CD Demo


 



Ficha Técnica

Tracklist
1 Cocaine – Eric Clapton (J.J. Cale)   4:12
2 Brown Sugar – Rolling Stones (Jagger/Richards)   4:17 – vocal: Lucas
3 Wiser Time – The Black Crowes (Robinson/Robinson)   5:06
4 Can’t Get Enough – Bad Company (Mick Ralphs)   4:03
5 Rock My Plimsoul – The Jeff Beck Group (Jeffrey Rod)   4:52
6 All Right Now – Free (Fraser/Rodgers)   4:58

Tempo total aproximado: 27 minutos

Gravado, produzido e mixado pelo CBB em sessões esporádicas entre 25 de maio e 3 de agosto de 2012. Todo o processo foi feito de forma “caseira”, com exceção dos vocais, que foram produzidos e gravados por Joca Miquinioty, no Estúdio Officina do Son, em Mococa-SP.


Softwares utilizados: Soundforge 7.0, Vegas 4.0, Protools (apenas na gravação dos vocais) e CD Architect.


Equipamentos e instrumentos utilizados:
- kit de microfones APX7 SD;
- bateria Mapex V Series;
- pedaleira Korg Toneworks AX 1000G;
- guitarra Squier Standard Stratocaster;
- amplificador de baixo Staner BS120;
- baixo Washburn Lyon Series 5 cordas;
- mesa de som Behringer 1202FX 8 canais.

Capa e foto: CBB


Agradecimentos
Às famílias Leite e Lucon, Dna. Maria Helena, Margá Montagnine, Mônica Capella, Rita Batista, Ricardo Flaitt (Diário de Mococa), Alberto Jardim (Rádio Rock Fly), João (Dinorock), Kandinho (Kandsom) e Joca Miquinioty (Officina do Son).


Nota
Alinhado com as exigências do mercado, o Cabicera Brothers Band percebeu a necessidade de produzir um CD demo de covers com o objetivo de distribuí-lo entre os proprietários de bares, casas noturnas e presidentes de moto clubes, e assim divulgar o trabalho e a qualidade da banda.
Nossa restrição orçamentária nos levou ao risco de fazer uma gravação caseira e de baixíssimo custo, e isso só foi possível graças ao empréstimo de um kit de microfones específicos para a bateria e o uso de uma pequena mesa de som digital de oito canais. Após várias horas de testes, gravações, ajustes e mudanças de equalização, finalmente acertamos o timbre da bateria que estava montada em um pequeno quarto.
Esse momento foi determinante para prosseguirmos, pois sabíamos que sem uma qualidade no mínimo satisfatória seria impossível continuar o processo. Além disso, tínhamos muito claro que queríamos um CD demo que soasse exatamente como uma banda ao vivo, sem excessos na produção. É por isso que ao ouvir esse trabalho você notará, por exemplo, que não há bases de guitarra durante os solos, mantendo assim a fidelidade de uma apresentação ao vivo, haja vista que não dispomos de um “guitarrista base”.
A guitarra e o baixo foram gravados de forma bem simplória, em linha: o sinal da guitarra passou por uma pedaleira de efeitos e foi direto para o computador, enquanto o do baixo passou pelo amplificador e foi em linha para o computador. Não foi possível gravar os vocais de forma caseira e satisfatória, então o fizemos no Estúdio Officina do Son, sob a produção de Joca Miquinioty, baixista e vocalista das bandas Rockstory, Officina do Son e Katso Alado.
Por fim, todo o material foi mixado em casa, através do Vegas. Nesse processo fizemos questão de dar uma cara mais vintage, deixando a guitarra no canal esquerdo, o baixo no direito e a bateria e os vocais no centro; isso tudo para que o ouvinte tenha a sensação de estar de frente para a banda, como em uma apresentação ao vivo.
Alcançamos um de nossos objetivos que é o de registrar o som da banda exatamente como ela soa. Em hipótese alguma queríamos “mascarar” ou eliminar nossas imperfeições ou limitações com programas que “operam milagres” como o Protools, por exemplo. Não seria honesto conosco e com o ouvinte.
Portanto, esperamos que você faça o download ou nos solicite o envio do CD, aprecie o trabalho e entre em contato com a banda.
Abraços!

“O clima que predominou em toda a fase de gravação foi a preocupação de cada um para que o lance ficasse legal; foram muitas risadas, testes, erros, acertos e dúvidas. Mas o que tiramos disso tudo foi a certeza de que fizemos o melhor que podíamos individualmente para alcançar um objetivo coletivo. O ego de cada um ficou bem longe do quarto onde gravamos, e talvez por isso o resultado extrapolou todas as expectativas da banda. Tudo isso somado ao virtuosismo bem dosado do meu irmão de sangue Matheus "Matchur" Leite, e com o trabalho de capitanear e colocar em prática o esquema, do meu irmão de banda Ricardo "Nocul" Lucon. Muito legal!!! – Lucas Leite, agosto/2012.